Perguntámos a uma estudante síria a viver em Lisboa do que tinha mais saudades. Ela respondeu: “Pão sírio!” Este foi o ponto de partida para o Mezze, um restaurante de comida árabe onde se dá formação e emprego a refugiados do Médio Oriente.

 

Conheça mais aqui

O Mão-Cheia é um restaurante que contribui para um envelhecimento activo e saudável, de portugueses e migrantes. Damos a voz e o fogão aos mais velhos, que ainda têm muito para dar. Levamos o conhecimento e o tempo para a mesa. E passamos o saber fazer aos mais novos.

 

Conheça mais aqui

workshops

Aprender a fazer pão, não é só aprender a fazer pão. É ligarmo-nos mais intimamente a um elemento muito importante da cultura árabe. Nas aulas de culinária promovidas pela Pão a Pão temos “professores” que ensinam vários truques do Mezze, mas também nos falam da sua experiência, do caminho que percorreram até chegar a Lisboa, do que esperam do futuro. E fazem perguntas. É a melhor forma de nos conhecermos uns aos outros.

debates

Que formas tem o feminismo islâmico? O que é a integração? Como é que uma família síria se recompõe com a vinda para Lisboa? Estas são algumas das perguntas que lançamos para falar sobre aquilo que muitos acham que nos separa. Organizamos debates para desconstruir preconceitos, derrubar muros e erguer novas pontes. Nestas conversas, o público é um participante activo, porque não queremos que fiquem perguntas por fazer.