jornalistas mmp
valorizamos o conhecimento e a participação dos repórteres migrantes
Esta é a nossa rede de jornalistas. Apesar da distância geográfica, continuam a ter acesso às suas fontes de informação, bem como um conhecimento único sobre os seus países de origem e as suas comunidades. Se representa um meio de comunicação, pode contactá-los directamente clicando nos seus nomes.
_edited_edited.jpg)
Afeganistão
Com uma carreira de duas décadas, colaborou com meios de comunicação nacionais no Afeganistão, no Irão e com media europeus, como a Euronews. Fez reportagens para televisão, agências de notícias e jornais. A maioria dos seus trabalhos foca-se em direitos humanos, nomeadamente das mulheres afegãs, imigração, terrorismo e questões culturais.

Bangladesh
Jornalista desde 1998, tem-se dedicado sobretudo a temas relacionados com desigualdades sociais. É actualmente correspondente do Dhaka Post Portugal onde cobre a actualidade portuguesa e espanhola, bem como a divulgação de temas relevantes para a comunidade do Bangladesh em Portugal. Paralelamente, participa na plataforma Portugal Hoje.

Brasil
Tem experiência em imprensa escrita, televisão e media digital. Em 2000, mudou-se para Portugal. Para além de colaborar com alguns media brasileiros, como o UOL, G1 e a revista Persona Mulher, foi responsável pela produção da Revista Escolhas e colaborou com o programa Nós da RTP2, realizando reportagens sobre imigração e integração, temas aos quais ainda se dedica.

Colômbia
Desenvolveu investigação, redação e produção de conteúdos para meios escritos e digitais da Câmara Municipal de Bogotá, abordando temas como proteção animal, ambiente, direitos das mulheres e violência doméstica.
.jpeg)
Gâmbia
Tem experiência em imprensa escrita, rádio, televisão e media digital. Trabalhou em várias organizações como a rádio Taranga FM, Paradise TV, Senegambia Weekly Magazine e Mansa Banko Online, além de colaborar com plataformas internacionais como a African Press Agency, Social Voices e Connecting Africa. Cobre temas ligados à imigração, agricultura, negócios e questões sociais.

Brasil
A viver em Lisboa, é repórter da revista Brasil Já e correspondente do portal de notícias Opera Mundi /UOL e Jacobin Brasil. Realizou reportagens especiais na Guerra da Ucrânia e esteve na Rússia para a cobertura das presidenciais. Dedica-se sobretudo a temas de cultura, imigração, habitação, política e conflitos (Ucrânia e Gaza).
_edi.png)
Angola
Trabalhou durante 22 anos no Jornal de Angola como repórter, redator, editor, sendo durante os últimos 10 anos diretor provincial no Namibe. Foi ainda editor de Cultura do jornal O País. Atualmente, é freelance, colaborando como correspondente internacional do Novo Jornal (Angola).

Afeganistão
Antes de abandonar o Afeganistão quando os taliban tomaram o poder, fez um estágio de nove meses como jornalista. Em Portugal, está ainda a terminar o curso de Ciências da Comunicação. Interessa-se por questões relacionadas com os Direitos das Mulheres.

Irão
Jornalista e editor de vídeo com experiência em direitos humanos, política e questões sociais no contexto iraniano. Colaborou com diversas agências noticiosas iranianas, incluindo Bahai News, Herana, Amad News e Human Rights in Iran, cobrindo temas como execuções no Irão, direitos das mulheres, minorias religiosas, presos políticos e refugiados forçados a colaborar com o governo iraniano.

SI Rosenbaum
EUA
Colaborou no Boston Globe, teve funções de edição no Boston Phoenix, Boston Magazine e Bloomberg Digital, sendo actualmente jornalista freelancer.

Bangladesh
É jornalista profissional desde 2015, quando ingressou na Somoy TV, o canal de televisão com maior audiência no Bangladesh. Continua a colaborar para a Somoy TV enquanto correspondente em Portugal.

Jorge Madeira
Angola
Foi jornalista da Rádio Nacional de Angola entre 1996 e 2018, ano em que emigrou para Portugal. Em 2016, venceu o Prémio Nacional de Jornalismo na categoria de Rádio. Foi também repórter de TV por um período de 5 anos, no programa Nação Coragem, transmitido na TPA - Televisão Pública de Angola. Cobre sobretudo as áreas de Sociedade e Cultura.
quer ser membro do mmp?
Se és jornalista migrante a viver em Portugal e queres juntar-te ou contribuir para o MMP, envia-nos uma mensagem.
parceiros

